sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O novo Órgão da Catedral - 1958

No ano em que assumiu o pastoreio da então Prelazia de Santarém, Dom Tiago Ryan trouxe dos Estados Unidos um bonito órgão eletrônico para o Coro da Catedral de Santarém. A chegada do instrumento foi cercada de um mistério, pois apesar de noticiado que o Bispo foi o doador, mais tarde o mesmo revelou (dias depois do falecimento de sua genitora) que o havia recebido como doação, e que foi obrigado a prometer não revelar o nome da “doadora” (posteriormente soube-se que tratava-se de pessoa familiar do Bispo).

O Órgão foi fabricado pela empresa norte-americana “Hamond Organ Company”. Depois da extinção do Coro da Catedral entrou em desuso e deteriorou-se seu mecanismo. Chegou a ter parte de sua mobília (em madeira) queimada, durante a tentativa de furto. Hoje encontra-se no acervo do Museu Diocesano de História e Arte Sacra. Emudecido, mas confirmando seu passado de atividade artística e litúrgica na Catedral de Santarém. O instrumento foi oficialmente inaugurado na noite do natal daquele ano de 1958, conforme a notícia abaixo:


Nota marcante no meio religioso e artístico de Santarém foi a inauguração, na noite de Natal, de potente e moderno Órgão Eletrônico da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Referido instrumento foi adquirido nos Estados Unidos da América do Norte por Dom Tiago Ryan e constituiu um régio presente do Bispo aos seus prelazianos na noite mais linda do ano.
Eis o programa de inauguração do novo Órgão, que obedeceu a regência do prof. Wilde Fonseca:
Às 23:30 horas o Coro da Catedral cantou, a 4 vozes mixtas:
I – “Ouve o teu Senhor, Belém”, de autor ignoto.
II – “Canto de Natal dos Índios Mundurucus”, harmonização do prof. Henrich Lemacher e versos do Padre Manuel Albuquerque.
III – “Nas palhas do Presépio”, música de Wilson Fonseca e versos do Padre Manuel Albuquerque, com solo de Expedito Toscano.
IV – “Meia noite”, música do saudoso Tomás Samaí (Frei Alberto Kruze) e versos do Padre Manuel Albuquerque.
Referidos números foram transmitidos para fora do Templo por meio de alto-falantes.
Às 23:45 horas – Foi procedida a benção do novo Órgão por S. Ex. Revma. Dom Tiago Ryan, após o que o maestro Wilson Fonseca executou solene prelúdio no majestoso instrumento.

Às 24 horas – Teve início o Solene Pontifical, em comemoração ao nascimento do Salvador, oficiada por S. Ex. Revma. Dom Tiago, coadjuvado por vários sacerdotes e religiosos. O Coro executou nessa ocasião a Missa “Mater Imaculata”, de Wilson Fonseca, cantando ao ofertório o magnífico “Transeamus” de Schnabel e ao final do Sagrado Ofício o imortal “Noite Feliz”, de Gruber, num arrajo a 4 vozes, do Diretor do Coro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário