segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Os impactos da Companhia Ford em Santarém

Não é de hoje que grandes projetos econômicos causam impactos na economia santarena. Em 1931, pouco tempo depois da implantação da Companhia Ford em Fordlândia, os preços de alugueis em Santarém dispararam “às alturas”. Isso trouxe prejuízo para algumas pessoas, lucro para outras e preocupações para um dos redatores do Jornal “A Justiça” que assim se pronunciou sobre o assunto:


Entre nós, mais do que em outra qualquer parte do país, os senhorios avançaram sem dó nem piedade.
Casas que antes eram alugadas a quinze, vinte e a trinta mil réis, antes de nesta zona, ser anunciada a vinda da Empresa Ford, hoje, que se acham mais velhas e mais deterioradas, estão já sendo alugadas a cinquenta, a sessenta e a oitenta mil réis, - e continuarão a subir se a justiça consentir. Até das contratadas os seus proprietários procuravam levantar os preços, alegando prejuízos.
Penso que os contratos feitos no período da Empresa Ford, deveriam ficar sem valor, pois nota-se uma certa esperteza dos senhorios, segurando-se para o futuro, nesses contratos que eles mesmos procuravam anulá-los quando a coisa não lhes soava bem”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário