quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Primórdios dos bairros de Fátima e Nossa Senhora das Graças

Abaixo transcrevemos duas notas publicadas no O Mariano Nº 172, do ano de 1949, sobre as festividades de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora das Graças. O trabalho dos centros catequéticos dos Marianos deu origem a quatro bairros no que, então, era periferia de Santarém: Fátima, Aparecida, Nossa Senhora das Graças e Santíssimo.


Festa de N. Sra. da Fatima
Com o maior brilho possível realizou-se do dia 4 a 9 do corrente em nosso Centro Catequético da Aldeia a Festa de N. Sra. da Fatima, que teve por fim de fazer conhecer ao povo a mensagem de N. Sra. em Fatima e espalhar sobretudo a devoção do terço. Foram bem concorridos todos os dias, em particular, os últimos. As esmolas que entraram foram destinadas para a compra duma imagem de N. Sra. da Fatima e a construção dum novo Barracão. Nossa gratidão a todos os que colaboraram na realização da Festa. (...)

Festa no Centro Catequético de N. Sra. das Graças
Foi marcado o dia 8 de Novembro para o começo das festividades em honra de N. Sra. das Graças no local em cima mencionado. Nos dias da preparação haverá reza à noite e ao menos nos últimos dias missa às 6 hs.
No dia da Festa – 13 de Novembro haverá Missa de 1ª Comunhão às 6 hs. e à tarde a procissão.
Além disso, levamos ao conhecimento do povo de Santarém que as esmolas que até hoje entraram para a construção do Santuário de N. Sra. das Graças são cerca de Cr$ 4.500,00. Também já se acham no lugar da futura construção mais de 3.000 tijolos e varias carradas de pedras.

Se N. Sra. ajudar e os católicos de Santarém se mostrarem generosos com seu auxilio poderemos contar com o começo da obra imediata depois da Festa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário