terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Carta sobre possível existência de prata no Rio Tapajós

Abaixo transcrevemos carta do Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, destinada ao ministro Diogo de Mendonça Corte Real, sobre a possível descoberta de prata no rio Tapajós.


“Ilmo. e Exmo. Senhor
Pelo Bispo desta Diocese me mandou participar um Antônio Villela do Amaral, natural da Bahia adonde era ourives, que indo a um pequeno Riacho que deságua no Rio Tapajós achara uma matéria como Pedra, que tinha em si Prata, e que era tanta verdade que me a mostraria todas as vezes que eu quisesse.
Depois do Bispo ver a matéria me a remeteu aqui, e depois me mandou o homem com a mostra da tal Pedra, e ordenando-lhe eu que a examinasse com um ourives, fundirão um pedaço sem a pesarem, e fazendo com a fundição seis tostões de despesa, tiraram somente meia oitava de Prata que na Frota remeterei a V. Exª. e o homem que também irá informar a S. Magestade pessoalmente e levará a mesma pedra para em Lisboa se fazer mais exata averiguação.
Ainda que conforme a Lei novíssima que permite Liberdade para se abrirem Minas em toda a América Portuguesa, eu deveria dar licença a este homem para continuar aquele importante descobrimento, porque ainda que a Prata que se acha na superfície da terra dá tão pouca conta como acima disse a V. Ex.ª, que aprofundando-se o trabalho nos pode ser de grande Lucro, contudo não me pareceu por ora publicar a dita Lei pelas razões que terei a honra de expor a V. Ex.ª pela Frota, porque me convenci a quem assim servia melhor a S. Magestade.
Deos guarde a V. Exª. muitos anos. Pará 16 outubro de 1753.

Francisco Xavier de Mendonça Furtado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário