terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Edital sobre eleição em Monte Alegre

Abaixo publicamos um edital sobre a eleição para um dos Senadores da Província. Interessante observar o método usado para proceder a eleição, bem como a composição da mesa eleitoral.


O cidadão José Pascoal Onety, 4º juiz de paz eleito, em exercício no impedimento do 1º, 2º e 3º juízes da Paróquia de São Francisco de Assis da cidade de Monte Alegre, etc.

Faço saber que tendo sido designado por ato da Presidência da Província o dia 10 de setembro próximo futuro para a eleição de um senador pela mesma província do Grão-Pará, convoco aos senhores eleitores alistados na sobredita paróquia a comparecerem no referido dia às 9 da manhã, no edifício da câmara municipal, a fim de darem seus votos, apresentado para esse fim os seus títulos, devendo cada um eleitor votar em três nomes, e sua cédula escrita e em papel branco ou azulado, que não seja transparente nem tenha marca, sinal ou numeração; bem como ser fechada em todos os lados e ter o rotulo “Para Senador” conforme determinam os art. 144, 142 e 145 do Decr. n. 8213 de 13 de agosto de 1881. Outrossim convoco aos senhores capitão Francisco de Sales Bahia, João José Pantoja, Manoel Joaquim da Cunha, 1º, 2º e 3º juízes de paz, e Francisco José da Silva Porto e Bebiano Antônio de Oliveira, 1º e 2º imediato em voto ao 4º juiz de paz para comparecerem no dia 9 do referido mês de setembro próximo futuro as 9 horas da manha no lugar acima declarado para o fim de constituir a mesa que tem de proceder a dita eleição, na forma do art. 90 do decreto supra dito. Dado e passado nesta cidade de Monte Alegre, aos dez dias do mês de agosto de 1885. Eu, Joaquim Antônio Nunes, escrivão interino o escrevi – José Pascoal Onety”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário