quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Descrição de um viajante: Itaituba em 1875

Abaixo transcrevemos a descrição da então Vila de Itaituba no ano de 1875 feita pelo primeiro tenente reformado da armada nacional e imperial, Rufino Luiz Tavares, comandante do vapor Óbidos, da Amazon Steam Navigation Company Limited.


ITAITUBA – Vila comercial e a mais importante de todo o Tapajós por ser propriamente o empório de todo o comércio do Alto Tapajós e onde também os Cuiabanos se suprem anualmente de guaraná, cultivado e manipulado pelos índios Maués. Está na margem esquerda do rio, sobre uma planície pouco elevada, aos 7° 3’ de longitude 0 de Belém e 3° 52’ 5” de latitude S, 233 km ao S de Santarém. Forem seus primeiros habitantes índios Maués e Mundurucus, os quais entretinham relações de comercio com os regatões de Santarém, que ali aportavam; o que bastantemente concorreu para que adiante se tornassem mais importantes os que se fazia com o guaraná, óleo, cravo e salparrilha. Foi desta sorte se povoando e progredindo. Teve em 1856 a categoria de vila em substituição a Brasília Legal, que por decadente perdeu semelhante predicamento, não obstante ter esse ponto se tornado histórico em virtude da notória fidelidade e nunca desmentida bravura de seus habitantes à causa da legalidade nos tão nefastos anos de 36 e 37. Itaituba é um dos municípios de Santarém. Além do guaraná, seus habitantes cultivam tabaco, cacau e cana de açúcar. Exporta: borracha, guaraná, em pães, salparrilha reputada como a melhor de todo o Pará e Amazonas, óleo de copahyba, cravo e cumarú. A parte habitada contém 17 casas cobertas de telha, 20 palhoças em bom estado, uma igreja em começo, com o que e me informar haver gasto cerca de 8:000$000 obtidos de esmolas dos fieis. É para observar-se que, sendo esta vila um dos pontos mais remotos da comarca, não possuía ainda um templo decente, quando me parece muito aproveitável o que se vê em começo de construção. Bem situada a margem do rio, as obras executadas mostra solidez e regularidade. Seu orago é Nossa Senhora da Conceição e tem pároco a capela que serve de templo. As duas escolas de instrução alimentar se acham providas e são frequentadas por no máximo 25 alunos do sexo masculino e 5 do sexo feminino. A população da vila se limita a uns 200 indivíduos de ambos os sexos, mas a de todo o município alcança a 3.600, sem neste algarismo compreender a população indígena que excede de 4.000. Um dos mais importantes comerciantes do alto Tapajós, o capitão F. C. Corrêa, trata de fundar um estabelecimento de indústria pastoril nas vastas campinas existentes a pouca distância das margens do rio S. Manoel, tributário do Tapajós. Nestes campos encontram-se muitas espécies de quadrupedes e voláteis originários do sul do império e oferecem franca e rápida comunicação para a província confinante. Realizado semelhante melhoramento o mencionado capitão conta lograr grandes vantagens com o grande comercio de gado vacum e cavalar que exportará para a província do Amazonas por um dos seus afluentes da margem direita. Em imediatas relações com os fabricantes de guaraná, que vivem em Maués, dará também maior incremento as transações que faz com semelhante produto, tão procurado pelos cuiabanos e que o pagam por preços elevados e a dinheiro de contado.
Além dos pontos que vão descritos, conta mais o Tapajós as pequenas povoações mais ou menos decadentes que se seguem: na margem esquerda Pinhel, 15 kilometros e meio distante de Boim, Santa Cruz, 7 kilometros de Aveiros, Brasilia Legal 35 do mesmo ponto, Cury 10 daquele: na margem direita, apenas Uixituba 4 km abaixo de Itaituba, habitadas por alguns índios mundurucus, com uma capela coberta de telha e umas vinte palhoças.

Não me detenho em algumas considerações que se ligam a fatos que depõem muito contra o atraso que se observa nas vilas, paróquias e povoados do rio Tapajós. Contudo, sempre acrescentarei que quisera ver seus habitantes sobretudo mais instruídos, mais laboriosos e industriosos, porém muito menos inclinados ao comércio, a índole é a melhor possível, mas a ilusão e abandono a que se entregam, não lhes deixa meditar sobre as fontes das riquezas que desprezam a troco das promessas enganadoras com que são levados aos seringais, donde regressam pobríssimos, endividados e enfermos do corpo e espirito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário