quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Visita da Imagem Peregrina de Fátima a Santarém



FOTO: Procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em registro fotográfico quando da passagem pelo Bar Mascote. (Acervo Ignácio Neto).

Por Pe. Sidney Augusto Canto

O dia 20 de setembro de 1953 foi marcado pela visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à cidade de Santarém. Vinda de Manaus e descendo por barco o Rio Amazonas, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima saiu de Portugal cinco anos antes visitando, antes do Brasil, 30 países católicos.


Apesar da forte chuva que desabou na madrugada daquele dia 20 de setembro, o povo se aglomerou no Trapiche Municipal para receber a Imagem Peregrina. A colônia portuguesa residente em Santarém, juntamente com as autoridades civis e religiosas organizaram toda uma programação para a ilustre visita. Acompanhando a imagem veio Monsenhor Marques dos Santos, representante do Bispo de Leiria (Fátima) e pelo Revdo. Padre Demoutiez, diretor da Peregrinação.

Após a recepção que ocorreu às 10h da manhã, a imagem foi conduzida em procissão até a Catedral, acompanhada pelo povo que entoava cânticos religiosos harmonizados por uma Banda de Música local. Na frente da Catedral foi feita a saudação pelo Prefeito Municipal, Santino Sirotheau Corrêa, pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Osmam Bentes e pelo Revmo. Frei  Domingos Hermmans, Vigário Geral.

Na noite deste dia 20, a imagem foi conduzida em procissão luminosa para o Estádio Municipal, onde foi celebrada uma Missa Campal, presidida pelo Bispo Dom Floriano. Ao Evangelho, usou a palavra o Vigário Geral de Fátima (Portugal) acima citado. No dia seguinte a imagem visitou a Mesa de Rendas do Estado, a capela da “Latada” (Santíssimo Sacramento), Prefeitura Municipal, Grupo Escolar Frei Ambrósio, Ginásio Santa Clara, Hospital do SESP, Asilo São Vicente de Paula e Sociedade Artística. Ao meio dia do dia 21 a imagem seguiu viagem para Monte Alegre e depois Belterra.

Às 6 horas da manhã do dia 23 de setembro, a imagem retornou novamente para Santarém, desembarcando no porto do “sem fio”, no bairro da Aldeia, de onde seguiu para o Barracão Catequético de Nossa Senhora de Fátima, naquele bairro, onde foi celebrada uma santa Missa. Terminado o ato litúrgico, a imagem seguiu em procissão para a Catedral de onde, após as cerimônias de despedidas, foi conduzida em carreata para o Aeroporto Municipal, seguindo sua peregrinação pelo Brasil.


Registre-se a homenagem da colônia portuguesa da cidade de Santarém que naquela época se responsabilizou pelo evento: Organizadores – Almerindo Ferreira, Agnelo G. Loureiro, Manoel G. de Faria, José Gomes Faria. Colaboradores: Joaquim Duarte, Silvio dos Santos, Antonio Laranjeira, Nautilio Frias, Antonio S. Albuquerque, Felisbina L. Simões, Manoel C. Loureiro, César S. Ramalheiro, Carlos Frias, Nautilio Veludo, Rita C. Pereira, Virgílio S. Antunes, José de Pinho, Bento Veiga, Maria G. de Pinho, Manoel Vieira, Aparício Souza, Basílio Antunes, Conceição Pereira Siqueira, Anselmo Tavares de Sousa, Antonio J. da Silva e Eduardo Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário