sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Um jogo entre times de Santarém e Belterra – 1937

Em outubro de 1937 realizou-se clássica partida entre o Club Mariano (composto por jovens da Congregação Mariana de Santarém) e o Palestra Sport Club de Belterra. O jogo aconteceu no antigo “Campo São Francisco” (posteriormente, estádio Elinaldo Barbosa) e sua crônica, que abaixo transcrevemos, foi publicada no O Mariano do final de semana seguinte.


“Futebol “Palestra Sport Club” VERSUS “Club Mariano”
Na tarde de Domingo, 24 do mês hoje findo, conforme anunciamos em nosso número de transato, realizou-se o esperado encontro pebolístico, entre as turmas representativas do “Palestra Sport Club” de “Bella Terra” [sic] e “Club Mariano”, conjunto interno da Congregação Mariana de Santarém.
Ao contrário da expectativa geral, o “onze” mariano desenvolveu jogo superior ao do seu antagonista, conseguindo vencê-lo facilmente, pela significativa contagem de quaro bolas a zero.
Os locais em ambas as fases da pugna, dominaram completamente o campo dos visitantes, fazendo consecutivas investidas ao arco palestrino, porém, com infelizes arremates. Tivesse o “Mariano” bons chutadores, a contagem seria muito elevada. Basta que se diga, para dar uma ideia do completo domínio dos locais, que o arqueiro mariano, no primeiro “half-time”, não foi chamado uma vez sequer, para intervir em um ataque contrario!
Todos os componentes do quadro do “Mariano” desenvolveram bom jogo, salientando-se Anuzinho, Zacharias, Pita e Pingo.
No quadro do “Palestra”, todos estiveram fracos, sobretudo  os elementos  da linha de “forward”.
Essa justa vitória do “Club Mariano”, serviu de incentivo aos seus “players”, que hoje, mais do que nunca, estão levando a serio os “trainings” e necessária organização.
O “onze” Mariano estava assim constituído: João; Piché;  Badiá; Faiéco; Anuzinho; Perpetuo; José, Pingo, Zaca, Pita, Heitor.

Na segunda parte, José foi substituído por Coreto. – Fizeram os pontos da tarde Zaca, 2 e Pingo, 2. Serviu de arbitro o sr. Jauffert Siqueira, que agiu imparcialmente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário