quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O grupo Cênico Mariano e a sua atuação artística.

A população santarena, ao que parece, julgou efêmero o aparecimento do Grupo Cênico Mariano, muito embora prometesse fazer um papel fulgurante, que, aliás, soube desempenhar nos nunca esquecidos dramas “O Mártir do Dever”, “O Falsário” e outros bem guardados na memória dos que tiveram a ventura de vê-los como deveria ver.
Daí, para dissipar ou melhor desanuviar essa imaginação enturvada mantida por Santarém sobre o Grupo Cênico Mariano, os componentes deste preparam-se para a representação da dramática e triste ocorrência da erupção da montanha Pelada, ocasionando o soterramento da cidade de S. Pedro, na Ilha de Martinica, pequena das Antilhas Francesa, fato esse dramatizado num único ato, assim denominado “Honrarás Pai e Mãe”.

Felizmente a plateia santarena que sempre sabe aplaudir o que é bom e nobre, deu possibilidades para a magistral peça teatral ser levada à cena por duas vezes.
E a sua atuação brilhante com que marcou indelevelmente uma nova fase artística, não ficou manifestada somente aqui, nas, estendeu-se pela vizinhança afora.
Apesar dos mil obstáculos que a todo momento surgiram, o Grupo Cênico pode fazer as suas prometidas excursões pelos lugares mais visitados de Santarém, como bem Belterra e Alenquer.
Em Belterra, para onde foi no dia 11, sábado, o Grupo Cênico não mais podia de maneira alguma ser tão bem recebido e depois aplaudido por todos aqueles distintos espectadores que lhe deram a honra de comparecer ao espetáculo moral, artístico e belo lá representado.
Em Alenquer, formoso diamante que se lapida esmeradamente como um surto de contemporanismo do mais aprimorado e que, portanto, é uma das joias de gosto e beleza raros que há muito resplandecem na verde planície do Mar Doce de Pinzon, no dia 19, o Grupo Cênico foi recebido com tantas fidalgais tratos e modos de relevante distinção, que, não muito exagerando e nem pouco diminuindo, crê disso não ser digno merecedor. Mas, como assim soem fazer aos forasteiros os habitantes de uma localidade que abraçam com desvelado carinho a Adalga civilização, não era de esperar, por isso, outra coisa, senão o que se verificou.
Foi grandemente auxiliado por três distintas senhorinhas da Pia União das Filhas de Maria na propaganda do espetáculo e outros trabalhos de preparação para a exibição do drama de nossos tempos, “Honrarás Pai e Mãe”.
Apesar de pessoalmente um seu componente com modestas palavras agradecer tudo o que Alenquer fez pelo Grupo Cênico, este pelo seu periódico oficial, o mensário católico “O Mariano”, ainda reforça nestas notas o seu imenso agradecimento pelo ótimo acolhimento, boa hospitalidade e grandiosa cooperação que lhe deu.
Também mando do mesmo modo, o Grupo Cênico de coração confessa-se mais uma vez agradecido pelos inúmeros obséquios que a “Companhia Ford” com toda a sua laboriosa população que fizeram”.


NOTA: Texto originalmente publicado no “O Mariano” em 31 de dezembro de 1943

Nenhum comentário:

Postar um comentário