sábado, 3 de março de 2018

A Festa das Crianças em Santarém em 1951


Com pleno êxito realizou-se no último domingo de junho (24 de junho) a anunciada “Festa da Criança”, que teve lugar na Praça da Bandeira, com a coadjuvação amiga de quantos compreendem a finalidade altruística desse movimento, organizado pelos Clubes de Saúde de Santarém.
Isento de cunho aparatoso, que quase sempre preside os festivais desse gênero, os Clubes de Saúde primaram em demonstrar que aquele festival de domingo tinha por escopo a nobre finalidade de amenizar, com os recursos angariados, a precária situação de muitas criancinhas que sob o pálio protetor dos Clubes, recebem ajuda e auxílio de toda espécie. E assim, como era uma festa das crianças, só poderia ser simples como elas.

Felizmente, as pessoas de alma grande, que se condoem da miséria alheia, lá estavam para concorrer com seu óbolo, sentindo e compreendendo o apelo que lhe fora feito, sem ser preciso desfiar o vasto rosário de quadros pungentes com os quais se depara a cada passo, de criancinhas tuberculosas subnutridas e famintas que sucumbiram de certo ao peso de tanta miséria, se não fora a sinceridade do esforço que os dirigentes dos Clubes de Saúde vem desenvolvendo para acudir a nossa infância desamparada.
Não damos outro destino a estes comentários, senão o de ajudar a benemérita campanha que vem marcando o interesse crescente de muitos pelo magno problema e alertar para a dolorosa realidade, todos quantos, por qualquer motivo, alheiam-se a tão palpitante questão, deixando de concorrer com qualquer auxílio para que as nossas criancinhas sejam amparadas e protegidas convenientemente.
Todavia, o êxito marcou a realização deste primeiro festival. O sr. Santino Sirotheau Correa, emprestou todo apoio oficial àquela festa de tão alto alcance, fazendo-se representar pelo seu Secretário, senhorita Lindalva da Silva Ferreira, que não poupou esforços para que o programa fosse cumprido, cercado das simpatias do povo.
Parabéns, pois, aos Clubes de Saúde, e que continuem com a nobelitante campanha, que realça os sentimentos de altruísmo de seus beneméritos dirigentes.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 07 de julho de 1951.


Nenhum comentário:

Postar um comentário