sexta-feira, 2 de março de 2018

A visita de Almyr Moraes Correia aos rotarianos de Santarém – 1960


Foi coroado de real êxito a visita oficial que fez ao Rotary Club de Santarém, o governador do distrito 449 do Rotary Internacional, o senhor Almyr Moraes Correia.
Foi alvo de carinhosa recepção por parte de todos os rotarianos do Club local, quando de sua chegada no aeroporto desta cidade. Hóspede oficial do Rotary, residiu, neste curto espaço de tempo em que permaneceu em Santarém, na casa do presidente, Vicente Malheiros. Cidadão polido no seu modo de tratar e possuidor de uma bagagem intelectual considerável, profundo conhecedor da filosofia rotária, ministrou aos seus companheiros de Santarém, na conferência que manteve com o Presidente e Secretário, na Assembleia Geral e na reunião Plenária do Club, verdadeiras aulas rotárias, apreciando, sobre todos os ângulos, este ideal que cresce e multiplica no seio da humanidade, trazendo como lema “SERVIR”. Trouxe, também, a palavra e as metas do Presidente do R. I. sr. J. Edd Mo Langhlip [sic], que norteia os destinos desta organização no período de 1960/1961.

Em palestra proferida na reunião plenária do Club, onde compareceram, além de todos os rotarianos, diversos elementos representativos da sociedade local, reafirmou o trabalho que os Rotary Clubes unidos em 116 países realizam em torno de promover a compreensão, boa vontade e paz no mundo inteiro, nestes tempos tão difíceis de tensões internacionais.
Mostrou ainda o governador Almyr Moraes Correia que, além das atividades de mais de 10.600 Rotary Clubes, nas suas próprias localidades, a fim de promover esse objetivo, o Rotary Internacional já despendeu mais de US$ 3.300,000 em 13 anos, com o seu programa de bolsas de estudos, que dá oportunidade a estudantes habilitados e já formados em cursos superiores, de estudarem durante um ano em países do exterior, que não sejam os seus de origem, e de servirem como embaixadores rotários da boa vontade. Desde 1947, quando foi iniciado esse programa, foram outorgadas 1.322 bolsas de estudos da Fundação Rotária, a estudantes de 68 países, para estudos em 47 países, com uma concessão de US$ 2.500 cada. O nosso país já teve a oportunidade de gozar deste benefício, enviando seus filhos para estudos em outros países por conta dessa Fundação que o Rotary mantém.
Com companheirismo e serviços a outros, como seu ponto capital, o Rotary oferece uma base comum a quase 500.000 executivos de negócios e profissionais em todo o mundo, independente de suas diferentes nacionalidades, idiomas, ponto de vista políticos ou crenças religiosas” – ressaltou o Governador do Distrito.
O sr. Almyr Moraes Correia pediu aos rotarianos local para comparecerem à Conferência de Santiago do Chile e para tomarem providências a fim de que o Rotary Club seja representado na 52ª Convenção Anual do Rotary Internacional que terá lugar em Tóquio, em maio do próximo ano.
Continuando, disse o sr. Almyr Moraes Correia que, além da promoção da compreensão internacional, os 27 Rotary Clubes deste Distrito, estão dando especial ênfase à organização de seus serviços internos e cultivo da amizade entre as pessoas, a boa harmonia entre os profissionais de diversas categorias e a prática da ética nos negócios e profissões, a pesquisa das necessidades da comunidade e dos meios de resolver os seus problemas. Concluiu dizendo que nada será feito se não for conduzido pela vontade dos indivíduos, ressaltando, assim, a responsabilidade pessoal de cada rotariano, tão bem anunciado no lema do presidente do Rotary Internacional, sr. J. Edd Mac Langhlin [sic], que disse: “Vocês são Rotary: sejam a sua expressão e expandam-no”.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 08 de outubro de 1960.


Nenhum comentário:

Postar um comentário