quinta-feira, 1 de março de 2018

O mês de março em nossa história regional...



01 de março – Preocupado com a navegação do rio Tapajós e com o comércio entre a província do Mato Grosso e a vila de Santarém, no Grão-Pará, que se encontra abalado diante dos acontecimentos políticos, o presidente da vizinha Província mato-grossense oferece ajuda militar para evitar que o movimento cabano chegue àquela província via rio Tapajós (1838).
02 de março – Realiza-se a eleição para o novo Intendente Municipal de Santarém (o prefeito da época). Naquela época existia um só partido: o Republicano. Mas em suas alas, haviam os antigos Conservadores, liderados pelo Barão do Tapajós (chamados de baronistas) e os Liberais, sob a liderança do Dr. Turiano Meira (os turianistas). Isso levou à apresentação de dois candidatos que eram: Dr. Joaquim José Rodrigues Colares (pelos turianistas) e Matias Afonso da Silva (pelos baronistas). Os turianistas venceram (1894).
03 de março – Despede-se da Vila de Almeirim o Bispo do Pará, Dom Frei João de São José e Queiroz. Deixou-nos o Bispo o seguinte relato sobre a Vila: “A primeira coisa que se oferece à vista é uma casa forte, que com o título ou nome de fortaleza tem em si montadas algumas peças, que servem mais ao ornato e pompa. (...) Logo acima fica em bom assento a povoação, que tendo poucas casas, ainda assim a de Deus é de pedra e cal, coberta de telha, com capela mor forrada de madeira” (1763).
04 de março – O Pastor e Poeta, Evangelista Damasceno, faz uma veemente crítica ao poder municipal que pouco tem se preocupado com os meios de transporte no município. Ao mesmo tempo sugere que, ao contrário de pagar aluguéis ou fretes, a Prefeitura tenha seus próprios veículos e transporte marítimo para melhor desenvolver seus trabalhos (1959).
05 de março – Falece em Nápoles, Itália, o Bispo Prelado de Santarém, Dom Amando Balhmann, OFM. Foi até hoje o Bispo que mais tempo ficou à frente da Igreja Local, por quase 32 anos, sendo também o único que faleceu enquanto ainda ocupava a função de titular. Dom Amando promoveu diversas obras em benefício do povo entre as quais a construção do primeiro Hospital de Santarém (1939).
06 de março – Manoel Pedro Marinho, Major Comandante do destacamento militar da Vila de Pauxis (Óbidos) faz denúncia ao Presidente da Província, Bernardo Lobo de Souza, explicando que o Juiz de Paz, João da Gama Lobo Bentes continua utilizando Guardas Nacionais para fins particulares e abusando de sua autoridade, inclusive mandando invadir algumas residências do povo obidense (1834).
07 de março – Dom Severino Batista de França, até então Auxiliar do Bispo de Santarém é nomeado Bispo Diocesano de Nazaré da Mata, no Estado de Pernambuco (2007).
08 de março – Nasce em Alhais, Portugal, o Padre Manuel Afonso, SJ, missionário da Missão de Santo Inácio de Loyola, localizada em Boim, rio Tapajós (1703).
09 de março – O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado escreve um ofício nesta data a fim de elogiar o Capitão Ricardo Antônio da Silva Leitão, Comandante da Fortaleza Pauxis, preocupado com as condições do Forte e cansado de aguardar providências da Corte ou de Belém, empreendeu uma série de reparos na fortificação, feitos às suas próprias custas (1753).
10 de março – É feita a inauguração da Maternidade Sagrada Família, obra assistencial de saúde que foi instituída e mantida pelas Irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, por muitos anos, até ser entregue à Sociedade Beneficente São Camilo (1968).
11 de março – A Câmara Revolucionária de Santarém envia pedido ao Quartel de Ecuipiranga pedindo o fim do bloqueio que impedia a chegada de alimentação à Vila de Tapajós (1836).
12 de março – O Delegado de Polícia de Santarém, Luiz Guiães de Barros, emite portaria proibindo a pesca e a caça de animais no território da Fazenda Taperinha, de propriedade do sr. Godofredo Hagmann (1931).
13 de março – Após a triste notícia do falecimento do Bispo Prelado de Santarém, Dom Amando Bahlmann, Frei Ricardo Havertz é eleito Vigário Capitular por Vacância da Prelazia (1939).
14 de marçoDepois de haver desativado o Hospital São José, construído por seu antecessor, o Prelado de Santarém, Monsenhor Anselmo Pietrulla, após uma reforma e adaptação do referido prédio, inaugura o Ginásio Dom Amando, com matrícula exclusiva para meninos (1943).
15 de março – Através da Lei Provincial No. 970 a então Vila de Monte Alegre é elevada à categoria de Cidade. A primeira Câmara Municipal (1881-1884) ficaria assim constituída: Manoel Joaquim da Costa, presidente; Antônio Ignácio Pinto, Benedicto Eusébio da Cunha, Antônio de Barros de Assumpção e João da Anunciação de Oliveira Pantoja, como vereadores (1880).
16 de março – Dom Lino Vombommel preside a celebração de criação da paróquia da Santíssima Trindade, em Rurópolis e dá posse ao primeiro pároco: Frei Gregório Joeright, OFM (1986).
17 de março – Inauguração das novas torres da Catedral, construídas por Frei Rogério Voges, OFM. A construção foi autorizada pelo Bispo Dom Amando, após o dito Frei Rogério garantir a segurança da reconstrução das mesmas (1934).
18 de março – O povo da Vila de Mojuí dos Campos presencia a inauguração do seu Matadouro Municipal, construído pela Prefeitura de Santarém, em colaboração com os moradores, trazendo grande melhoria no campo sanitário, pois até então o gado era abatido sem as menores condições de higiene, ao ar livre e sem controle do poder municipal. O ato inaugural foi marcado para a parte da manhã com a primeira res abatida que foi servida em churrasco oferecido pela comunidade ao gestor da Comuna e pessoas convidadas (1973).
19 de março – Carta Régia que dividiu o serviço dos religiosos nas Aldeias da Amazônia. Os Jesuítas ficaram com as Aldeias da margem direita do Amazonas, a partir do rio Xingu. Os franciscanos da Província da Conceição ficaram com a Capitania do Cabo Norte e Aldeias da margem esquerda. Os franciscanos da Província da Piedade ficaram com as Aldeias da margem esquerda a partir do rio Trombetas, além de atenderem a Fortaleza de Gurupá (1693).
20 de março – A Câmara da Vila de Santarém se manifesta contra o governo intruso de Belém, reconhecendo apenas o presidente legítimo da Província. A defesa da Vila é confiada aos Guardas Nacionais, a duas embarcações armadas à escuna. Cria-se um Corpo de Cavalaria e se estabelece um responsável pela guarda e distribuição da munição ficando estabelecido o “Quartel do Sol” (sobrado da família Miranda) como depósito de munição (1835).
21 de março – Começa a funcionar em Santarém o Telégrafo, mantido pela empresa Amazon Telegraph. A primeira mensagem recebida veio de Belém; fora enviada pelo gerente da empresa, o inglês George C. Moore e dizia o seguinte: “Belém, 21 – Congratulações inauguração Telégrafo vg poderoso elemento progresso pt Manifesto Congresso publicado PROVÍNCIA de hoje recomenda Paes de Carvalho para futuro governador pt Escolha produziu satisfação pt Bent. – Diretor-Chefe” (1896).
22 de março – Circula, em Santarém, o primeiro número do jornal “O Tempo”, um hebdomadário independente que se propunha ao humorismo, literatura e notícia. Impresso nas oficinas de Almiro Nóvoa, na rua Lauro Sodré, Nº 23 (atual rua Siqueira Campos), tinha como diretor o sr. Silvério Sirotheau Corrêa e como redatores: Pedro Ayres, Pedro Moraes e Jonathas Silva (1925).
23 de março – A então “Vila do Tapajós” (Santarém) é tomada pelos revolucionários cabanos que estavam acampados em Ecuipiranga. A tomada da então Vila do Tapajós foi comandada por Bonifácio Nunes de Arruda e por Hermenegildo Fernandes Valente. Houve tiroteio, pilhagens, assaltos, espancamentos e assassinatos de quem supostamente era um BICUDO, que era a alcunha dada pelos cabanos aos portugueses (1836).
24 de março – Inauguração da “Escola Menino Jesus” em Laranjal, distrito de Arapixuna. As solenidades contaram com a presença do dr. Everaldo Martins, Prefeito Municipal. Do programa constou, também, um torneio de futebol, após o ato inaugural e uma festa dançante, na sede do “Rio Branco Esporte Clube” (1973).
25 de março – Na tarde do dia 25 de março de 1851, logo após o toque da “Ave Maria”, a torre esquerda desmoronou. A outra torre foi posta abaixo e construídos dois “gigantes” laterais para reforçar as abaladas paredes.
26 de março – Falece em Barcelona, Espanha, Dom Frederico Benício de Sousa Costa. Assim se expressou o historiador João Santos sobre o fato: “Foi em 1948, residindo em Monte Alegre, que através de uma notícia publicada em Jornal de Belém, tomei conhecimento do falecimento de Dom Frederico Benício de Sousa Costa (...). A notícia espremida entre outras a que o Jornal dava maior destaque, informava que o Bispo falecido tinha nascido em Boim, município de Santarém” (1948).
27 de março – Como parte das atividades acadêmicas extracurriculares, o Centro Cívico Jakson de Figueiredo, formado por alunos do Ginásio Dom Amando, realiza o seu primeiro “Júri Simulado”, onde os alunos faziam defesa e acusação de personagens históricos da nação (1947).
28 de março – Inauguração da Fábrica de Redes Nossa Senhora Aparecida, em Santarém, e das “Obras Sociais da Capela de Nossa Senhora Aparecida” (hoje Obras Sociais da Prelazia de Santarém). Infelizmente, como muitos outros empreendimentos do passado, esta fábrica também não existe mais (1969).
29 de março – Através da Lei n° 1.145, desta data, o Termo de Alenquer foi elevado à categoria de Comarca. Seu primeiro Juiz de Direito foi o Dr. Afonso Barbosa da Cunha Moreira (1883).
30 de março – Nesta data o naturalista Carlos Frederico Felipe “Von Martius” registra: “Um dia de navegação levou-nos de Óbidos a Santarém, viagem curta, mas assinalada por muitos sustos e dificuldades, pois o inexperiente piloto nos expôs ao temporal, no estreito. Devido à altura das vagas e à densa neblina, que, com a chuva incessante, desde alguns dias nos ocultava, a margem tornava-se difícil e era perigosa abordar uma ilha, cercada de baixios na margem meridional. Daqui, porém, alcançamos com felicidade, pelo Igarapé-açu, que se desvia do Amazonas para o Tapajós, aquela vila (Santarém)”. Foi, portanto, neste dia, que Martius sofreu o “quase-naufrágio” descrito por ele no seu “ex-voto” que se encontra na Catedral de Santarém (1820).
31 de março – Parte do lugar Diamantino, às margens do rio Preto (MT), em direção ao Grão-Pará, a expedição do cônsul russo Jorge Henrique Langsdorff. Hercules Florence assim descreve o fato: “Enfim, hoje, pelas 10 horas da manhã, nossa flotilha, composta de duas canoas, um batelão e uma canoinha, montada por um guia, dois pilotos, três ajudantes e 28 remadores, ‘deixou o porto para ir ter, pelo meio de regiões insalubres, e por caudais muitas vezes perigosos, a Uxituba, ponto do Tapajós, pouco distante do Amazonas” (1828).

Nenhum comentário:

Postar um comentário