segunda-feira, 5 de março de 2018

Profanadores do Cemitério Nossa Senhora dos Mártires

Há indivíduos cuja irresponsabilidade moral não permite que andem soltos pela cidade, mormente nas horas caladas da noite, por serem capazes das maiores estropelias.
Melhor seria que vivessem presos entre fortes grades, porque assim os bons costumes não seriam mutilados, as pessoas de bem não sentiriam arrepios ao ter notícias dos fatos praticados por esses desavergonhados que o recomendam ainda mais ao desprezo e execração da sociedade.
Vagabundos, desnorteados da vida andando ao léu, a falta de equilíbrio e ocupação arrasta-os para a maldade, para a imoralidade e até para a profanação dos cemitérios.

Quem são eles? Não os conhecemos. Talvez se assemelhem a essas mulas sem cabeça, que os macumbeiros invocam ao pé da fogueira, como enviadas das profundezas do inferno para assombração dos viventes cá da terra.
Alguns desses irresponsáveis penetraram na noite de segunda-feira (02 de julho), no Cemitério dos Mártires e arrancaram diversas cruzes das respectivas sepulturas, indo depositá-las em frente da residência do sr. João Lima, onde se realizara uma festa dançante. Outras cruzes foram encontradas em lugares diferentes.
Qual o motivo que levaram esses vândalos profanadores a praticarem tal ação indigna e condenável, não sabemos.
A verdade é que esses vadios, na sua infelicidade mental, faltaram com o devido respeito ao campo de repouso eterno dos mortos, profanando diversas sepulturas e fazendo do símbolo sagrado da cruz objeto de brincadeira, dando provas de serem indivíduos dos mais baixos sentimentos.
A polícia anda-lhes ao encalço.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 07 de julho de 1951.


Nenhum comentário:

Postar um comentário