segunda-feira, 5 de março de 2018

Uma recepção ao prefeito Ildefonso Almeida em 1944


Conforme era esperado e fora por nós previamente anunciado, chegou a esta cidade no dia 16 de outubro corrente, às 22 horas, acompanhado de sua exma. Família, o sr. Ildefonso Almeida, Prefeito Municipal de Santarém.
S. S. foi passageiro do confortável vaticano da SNAPP “Fortaleza”, saído de Belém no dia 11 de outubro corrente, às 9 horas da manhã.
Três foguetões assinalaram a aproximação do navio e grande número de pessoas afluiu ao cais, apesar da hora já adiantada da noite, para receber e cumprimentar o benquisto chefe da Comuna santarenense.

Ainda a bordo, grande número de pessoas foram levar ao Prefeito do Município as suas saudações de boas-vindas, entre as quais o sr. Delegado Regional de Polícia, dr. Evandro do Carmo; major João Otaviano de Mattos, agente do Loide Brasileiro; dr. Silvério Sirotheau Correa e José Otaviano de Mattos, tabeliães do 2º e 1º ofício da comarca, respectivamente; Pedro Gonçalves Gentil, 1º suplente de Juiz Substituto; Pedro Marques de Miranda, comissário de polícia; sr. Manoel Cardoso Loureiro, vice-cônsul português em Santarém e presidente da Associação Comercial; Dr. Orlando Sarmento Ladislau, redator deste semanário, além de grande número de funcionários.
À subida do Cais, que dá acesso para Praça Monsenhor José Gregório, foi S. S. saudado, em nome do povo santarenense, pela distinta professora Delfina de Jesus Amorim que, ao terminar, lhe ofereceu um artístico ramalhete de flores, como símbolo da estima em que era tido pelos seus munícipes.
Em seguida, formando seleto cortejo, acompanhou-o o povo até a sua residência particular, onde S. S. foi recebido pela família do sr. Valdomiro Almeida, Secretário Municipal, pelo sr. Antônio Loureiro e família, entretendo animada palestra com todos os seus amigos que, gentilmente, o recepcionaram, assegurando-lhe a sua estima e melhor alicerçando o prestígio em que é tido pelo povo o esforçado cavalheiro que tudo tem empreendido pelo progresso do nosso Município.
Amanhã, domingo, será oferecido, por seus amigos, no Centro Recreativo, um coquetel íntimo, do qual tomarão parte todos os funcionários da municipalidade e seus amigos particulares.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 21 de outubro de 1944.


Nenhum comentário:

Postar um comentário