terça-feira, 27 de março de 2018

Mensagem dos funcionários municipais ao PRIMEIRO PREFEITO de Santarém – 1931


Na ocasião em que v. Exa. deixa a proveitosa direção administrativa deste município, onde os surtos de sua valiosa operosidade tanto concorreram para a paz e a felicidade de nosso município, o funcionalismo municipal não podia ouvir suas delicadas palavras de afastamento, sem testemunhar a v. Exa. pela presente MENSAGEM, o intenso pesar que experimentam os seus empregados ao se verem privados, assim tão de pronto, não só da sua invejável competência de administrador como dos excepcionais característicos do seu coração nobre, sobremodo lhano e atencioso, servido pelo mais inatacável caráter de chefe honesto, exato, probo e austero.

O Exmo. Sr. Capitão Interventor Federal neste Estado, resolveu confiar-lhe uma importante comissão, nomeando-o Interventor de Faro, território paraense limítrofe com o Estado do Amazonas, no sentido de melhor defender e acautelar os grandes interesses do Pará. É esse o motivo que arranca v. Exa. do desempenho da mais nobre, mais consoladora e mais extensa das múltiplas “tarefas” a que se entregará gostosamente com o coração magnânimo e espírito esclarecido, reto e previdente; a nós, porém, rouba o chefe, prestante e infatigável, o mestre bondoso e consumado, inteligente e de larga experiência, o modelo precioso de todas as virtudes, a espalhar lições e ensinamentos, e que se não afadiga em distribuir com prodigalidade a generoso doutrina que ensina os preceitos que iluminam e purificam.
Foi sempre no dilatado círculo da ordem e da moralidade que vossa excelência nos traçou, com sua invejável prática dos negócios públicos, com a sua severa moralidade, com os primores do seu caráter de verdadeiro cidadão, que implantou em nossos corações os verdadeiros sentimentos do amor ao trabalho e a manter a união, a paz e o respeito a todos e em geral.
E como, quer na qualidade de funcionários, que na de simples cidadãos e pais de família, não podemos deixar de ser gratos a v. Exa., apresentando-lhe a presente MENSAGEM que, além de traduzir o nosso reconhecimento, corporifica o elevado apreço que sempre lhe tínhamos e reúne todos os nossos votos sinceros e veementes pela vida e prosperidade de v. Exa. a quem apresentamos as nossas homenagens de respeito, amor e gratidão.
Santarém, 24 de janeiro de 1931.
Assinam: Adolfo Bentes, José Joaquim de Moraes Sarmento, Raymundo Jaguar Sussuarana, Osvaldo Patriolino de Albuquerque Potyguara, Maria Anita da Fonseca, Silvio Correa Campos, Bertino José Dias Teixeira, Miguel de Oliveira Campos, José Braga da Silva, Antônio Amaro da Silveira, José Ramos de Oliveira, João F. Sarmento, Geminiano Pinto Cotta, Almerino Correa de Miranda, Cesário Mattos, Raymundo Figueiredo Bezerra, Pedro Ferreira Maia, Antônio da Silva Barbosa.

NOTA: A presente mensagem foi feita por ocasião da despedida do primeiro gestor municipal que recebeu o título de prefeito: o coronel Antônio Pinto Brandão. Publicada no jornal Gazeta do Norte de 07 de fevereiro de 1931.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se tem como conseguir a ficha funcional de Bertino José Dias Teixeira, um dos funcionários que assinou essa carta postado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não dispomos dessa ficha funcional.
      Se não houver na Prefeitura ou com a família do citado Bertino José Dias Teixeira, creio ser difícil de encontrar.

      Excluir