sábado, 10 de março de 2018

Um Cruzeiro Turístico em Santarém – 1934


À noite de 30 de maio último, ancorou em nosso porto o luxuoso paquete “Almirante Jaceguay”, em que viajam, num cruzeiro de turismo organizado pela patriótica instituição “Touring Club do Brasil”, elementos de destaque nas letras, no comércio, na indústria e no jornalismo do sul do país, cujo intuito, visando o norte brasileiro, é conhece-lo de visu, para melhor conhecer a grandeza da pátria.
Dentre os cento e muitos passageiros do garboso paquete do Lloyd Brasileiro, todos ilustres, destacam-se, pela deferência concedida aos organizadores do cruzeiro, o sr. Embaixador do Chile e exmas. Esposa e filha. É também elemento de relevo na embaixada turística, a eminente escritora sra. Maria Amélia Queiroz Carneiro de Mendonça, que viaja em companhia de seu esposo, o industrial dr. Marcos Mendonça.

São representantes da imprensa junto ao cruzeiro os distintos jornalistas, senhores Alberto Pereira Reis, presidente da Associação da Imprensa de São Paulo, Nelson Carneiro e Jarbas Peixoto, da imprensa do Rio de Janeiro e Paulo Oliveira do “Diário do Estado”.
Apesar da hora adiantada em que aportou o navio, inúmeros excursionistas vieram à terra, notadamente senhoras e senhorinhas, muitos dos quais estiveram nos prédios em que estão instalados o rádio e a agência postal a fim de transmitirem telegramas e correspondências aéreas, que foram avultados.
À meia noite, hora local, o “Almirante Jaceguay” prosseguiu viagem rumo de Manaus, de onde deverá regressar terça-feira com destino ao sul, escalando na Fordlândia.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 02 de junho de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário