terça-feira, 27 de março de 2018

Memórias do Lago Grande de Curuai



ANO 1961
24 de maio – Celebração, em sua nova capela (1), da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracuri.
27 de maio – Celebração da Primeira Festa de Nossa Senhora da Salvação, em Peré.
02 de julho – Celebração, em sua nova capela (1), da Festa de Nossa Senhora das Graças, em Ajamuri.
05 de agosto – Chegada de Frei Benjamim Link, OFM, que ficou em substituição de Frei Gilberto Wood, OFM, que foi aos Estados Unidos da América. Veio acompanhado por José Campos da Silva no motor “São José”. Desta data em diante, passaram os padres a fixar residência nesta Vila.

16 de agosto – Círio de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira paroquial.
10 de setembro – Eleição do sr. José de Almeida Campos, para o cargo de Presidente do Apostolado da Oração.
18 de setembro – Iniciado o assento do alicerce do Convento, nesta Vila de Curuai, sob a administração de Frei Gilberto.
18 de setembro – Entrou a funcionar e foi entregue ao uso público, o motor destinado à iluminação desta Vila, o qual foi trazido pelo motor “Brigadeiro”, aqui chegando no dia 25 de agosto.

ANO 1962
15 de agosto – Dia da Festa. Foram feitas: 320 Confissões; 760 Comunhões; 3.000 pessoas na Assistência. Neste dia foi criada a Cruzada Eucarística na Paróquia.
19 de agosto – Frei Benjamim chegou de Santarém trazendo dois padres Redentoristas: padre Pedro Wentzel e padre Bento Parsons, para as Santas Missões Populares em Piraquara, realizada de 20 a 26 de agosto.
26 de agosto – Viagem de Frei Benjamim à Piraquara, para a Festa de Cristo Rei – por Lambreta. Acompanhou-o Sansão Bento Lourido.
03 de setembro – Chegou o motor “Cor Jesu”, trazendo dois padres missionários Redentoristas: padre Bento Parsons e padre Carlos Steiner, para as Santas Missões Populares nesta Vila, de 03 a 09 de setembro.
09 de setembro – Encerramento das Santas Missões Populares.
16 de outubro – Chegou o jipe.
19 de outubro – Viagem de jipe até o Centro da Serra.
23 de outubro – Viagem de jipe até São Vicente.
13 de novembro – Frei Benjamim tentou fazer viagem ao Inanú e Vila Socorro, por Lambreta – sem sucesso.
19 de novembro – Fundado nesta Vila, por Frei Benjamim, um Centro das Vocações Sacerdotais. Presidente: Tomaz Juarez Froes Figueira; Secretaria: Aurora de Souza Moreira; Tesoureira: Maira Taciana L. Barreto.
19 de dezembro – Chegada, nesta Vila, de Frei Gilberto, vigário da paróquia, de sua viagem aos U.S.A.
26 de dezembro – Seguiu para Santarém, com Frei Gilberto, Frei Benjamim.

ANO 1963
01 de janeiro – O Ano Novo foi solenizado, à sua entrada, com o Santo Sacrifício da Missa, celebrado por Frei Gilberto, iniciada à hora “0” do primeiro dia, acolitado por Raimundo, Rubem e Ranilson Pimentel Lourido e Manuel Marinho, os quais, pela 1ª vez, vestiram batinas.
Ao Evangelho, o sacerdote oficiante declarou que, desta data para o futuro, estava definitivamente criada a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, fato com que passaríamos a constituir um núcleo com vida própria.
02 de fevereiro – Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Igarapé-açú.
15 de março – Pelo motor “Manelito” chegou a esta Vila o Revmo. Dom Tiago Ryan, Bispo Prelado de Santarém, em visita pastoral à recém-criada paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.
17 de março – Por ocasião da Santa Missa – neste dia celebrada por Dom Tiago, o oficiante, ao Evangelho, após belíssimo sermão, proferiu a leitura do Decreto Canônico que criara a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, nesta região do Lago Grande da Franca e suas adjacências, integrada à Prelazia de Santarém, proclamando ao Revdo. Frei Gilberto Wood, OFM, como seu Pároco, às mãos de quem entregou o mencionado documento.
Às 10 horas deste dia, sua Excelência, no recinto do prédio escolar Antônio Figueira, fez uma comovente palestra de cunho social, religioso e educacional, abordando o desenvolvimento que antevê desta região. Declarou que, em setembro, seguirá à Roma, a fim de tomar parte na 2ª Etapa do Concílio Ecumênico.
– Dom Tiago, neste ano, em junho, completará 25 anos de vida sacerdotal.
– Veio uma serra derrubadeira.
– Regresso de Dom Tiago.
20 de março – Em visita ao Lago Grande, passou por esta Vila o dr. Ivaldo Aponiano de Mesquita Ledo, engenheiro agrônomo do BCA (2), que veio estudar a região para auscultar das possibilidades de criação de uma Cooperativa Rural.
04 de abril – Estava nesta Vila, em visita, na companhia de Frei Ervano Reichert, OFM, o revdo. Frei Celso.
(?) de abril – Derrubada do mato da área destinada à edificação do convento das freiras, nesta Vila.
24 de maio – Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracuri.
06 de junho – Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Inanú.
19 de julho – Festa de São Vicente de Paula, em Enseada.
06 de agosto – Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
15 de agosto – Festa de Nossa Senhora de Nazaré.
01 de setembro – Eleição do sr. Sansão Bento Lourido para o encargo de Presidente do Apostolado de Oração.
23 de setembro – Reorganização do Côro da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré.
01 de outubro – Início da recitação do Terço, na Matriz.
– Início dos trabalhos de construção da ponte (de estivas), em frente à Nova Esperança, sobre o igarapé do Curuai.
10 de novembro – Trabalho coletivo de derrubada para alargamento e alongamento da pista de aterrisagem nesta Vila.
25 de novembro – Pela primeira vez aterrissou na pista de pouso desta Vila um “teco-teco”: “Anatun” (3). Fretante: Astézio Barreto. Preço do frete: Cr$ 20.000,00. Piloto do avião: José Pub.
– Na mesma data, segunda viagem. Fretante: Antônio Bartolomeu de Aquino.
25 de dezembro – Quermesse e Missa do Natal.

NOTAS: O presente texto foi retirado do “Registro dos Acontecimentos Diários da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré”, aberto por Frei Benjamin Link, OFM, no dia 05 de agosto de 1962, escrito em grande parte pelo cartorário Sansão Bento Lourido (foto que ilustra esta postagem). Uma cópia deste me foi doado pela amiga Rosália Lourido, filha de Sansão.
(1) Estas capelas foram construídas pelas comunidades com a ajuda de Frei Gilberto Wood, muitas delas hoje, foram reformadas (descaracterizando o projeto original) ou demolidas para a construção de novas capelas.
(2) Banco de Crédito da Amazônia.
(3) O carregamento destas primeiras viagens deixou Frei Gilberto Wood, idealizador da pista de pouso, profundamente aborrecido, visto compor-se quase que exclusivamente de caixas e caixas de “cachaça”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário